Chefia do Setor: Carla Laino Candido
O Setor de Saúde Mental da Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária, do Departamento de Pediatria / EPM, existe desde a década de 1970, inicialmente sob a coordenação da Profa. Dra. Mary Lise Moysés Silveira, a partir da ideia pioneira do Prof. Dr. Azarias Andrade de Carvalho de termos um serviço de psicologia nos serviços hospitalares pediátricos, denominado inicialmente, como Serviço de Higiene Mental. Entre 2006 e 2020, esteve sob coordenação do pediatra e psicoterapeuta psicodramatista, Prof. Dr. Rudolf Wechsler.
O trabalho do Setor de Saúde Mental da Pediatria objetiva a compreensão e acompanhamento psicossocial de crianças e seus familiares. Adotamos a integralidade como nosso modelo de atenção à saúde, entendendo-a como um conjunto articulado de ações e serviços envolvendo tanto o atendimento quanto a prevenção e intervenção em sinais de riscos / vulnerabilidades, o que, nos últimos anos, implicou no desenvolvimento de práticas ambulatoriais para o atendimento de problemas complexos na área de saúde mental com atividades assistenciais grupais e individuais. Já no âmbito hospitalar, práticas assistenciais buscam ampliação dos trabalhos interdisciplinares e multiprofissionais valorizando o cuidado e suporte emocional no cotidiano de pacientes, família e equipe.
Atendimento Ambulatorial e Hospitalar
Nosso serviço é caracterizado pelo atendimento ambulatorial e hospitalar de bebês, crianças e seus familiares, cujas queixas mais frequentes estão relacionadas a: alterações no desenvolvimento, dificuldades nas habilidades escolares, vulnerabilidades sociais e/ou familiares, dinâmicas familiares disfuncionais, violências, dificuldades no estabelecimento de vínculos, alterações comportamentais, agitação, agressividade, processos de adoecimento, hospitalizações e seus impactos e luto, entre as principais.
Serviços ambulatoriais do Setor :
Núcleo de Pais e Bebês - atendimento de pais e bebês de 0 a 4 anos
- Triagem e acolhimento
- Intervenção Precoce: intervenções nas relações iniciais de bebês e cuidadores
- Terapia de grupos pais- bebês
Atendimento psicológico para crianças de 4 a 12 anos
- Triagem e acolhimento
- Entrevistas iniciais
- Psicodiagnóstico Individual: atendimento e aplicação de testes.
- Apoio às atividades hospitalares
- Atendimento de pós alta a pacientes das unidades Pediátricas de Internação.
- Atendimento a crianças com problemas e/ou doenças crônicas
Nos serviços hospitalares, são oferecidos atendimentos psicológicos para os pacientes e familiares hospitalizados em Unidades de Internação Pediátrica do Hospital São Paulo (Pronto Socorro Pediatria, Enfermaria Cirúrgica em Pediatria, Enfermaria Clínica Pediátrica, DIPE – Doenças Infecto Contagiosas da Pediatria e UCI Pediátrica) por meio de triagem de rotina do Serviço de Saúde Mental, pela solicitação de qualquer membro da equipe de saúde ou ainda por demanda própria do paciente e/ou acompanhante.
Equipe
Aline Muratore - Psicóloga e Psicopedagoga
Carla Laino Candido - Psicóloga - chefe do Setor
Katia Semerano Jordy - Psicóloga
Marizilda Ferreira Pugliesi - Psicóloga
Rafaela Moura de Souza - Psicóloga
Silvia Mara Joppert - Psicóloga / Coordenadora do Serviço de Psicologia Hospitalar
Solange Aparecida de Araújo - Psicóloga
Wanderci Lopes Ruiz - Psicopedagoga
Atividades do Setor
Atividades na Graduação de Medicina
Atividades na Residência Médica em Pediatria
Atividades no Grupo Assessor de Apoio à Criança e Adolescentes Vítimas de Violência
Atividades no Núcleo de Bioética e Cuidados Paliativos